segunda-feira, 25 de junho de 2012

Juíza TRT Ministra Curso com Temas da Psicanálise

Juíza do TRT de Minas
Ministra curso na JT da Paraíba com Temas da Psicanálise
A juíza Adriana Goulart de Sena, titular da 35ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte (MG) e membro do Comitê Gestor da Conciliação no CNJ, participou, na última semana, do curso "Psicologia Jurídica aplicada ao processo trabalhista e técnicas de conciliação" promovido pela Escola Judicial do TRT da 13ª Região, na Paraíba.
Foram abordados os seguintes temas: Acesso Material à Justiça; Política Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses; a Resolução 125 do CNJ; O Conflito e suas Dimensões.
A Conciliação Eficaz e Eficiente; a importância da Postura Pró-ativa do Magistrado do Trabalho; Relevância e Papel da Conciliação no Processo do Trabalho; Técnicas Aplicadas à Conciliação Judicial; Engenharias de gestão conciliatória e Dificuldades concretas na prática conciliatória trabalhista e ações possíveis.
A juíza Adriana Goulart de Sena é Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Ufmg e leciona, desde 2007, na graduação e na pós-graduação, disciplina denominada "Acesso à Justiça e Formas de Resolução de Conflitos".
Ela defende a eliminação de obstáculos econômicos e sociais, entre os quais a falta de informação, para garantir à sociedade o acesso a uma ordem jurídica justa, contextualizada dentro da política pública da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, bem como pela observância do art. 37 da Constituição da República.
A Resolução estabelece uma política judiciária de tratamento adequado para os conflitos de interesses no âmbito do Judiciário brasileiro.
Ocorrido entre os dias 21 e 24, o evento contou também com a participação da psicanalista da Escola Judicial do TRT de Minas Gerais, Judith Euchares Ricardo de Albuquerque, que abordou temas de psicanálise, conciliação, conflito, alem de aspectos atuais do exercício da magistratura.
 (Márcia Barroso)

UMA REFLEXÃO SOBRE A SABEDORIA

    Sabedoria Muitas vezes, no intuito de ensinar, alguns instrutores vendem ensinamentos de outros - sejam esses ensinamentos adquiri...