sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mãe "Desnecessária"

 


A boa mãe é aquela que vai se tornando "desnecessária" com o passar do tempo.

Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista esta frase e ela sempre me soou estranha.

 

Até agora.

 

Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos.

 

Uma batalha interna hercúlea, confesso.

 

Quando começo a esmorecer na luta para controlar a supermãe que todas temos dentro de nós, lembro-me da frase; hoje, absolutamente clara.

 

Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar "desnecessária".


Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isto.


Ser "desnecessária" é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto  não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes, prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também.

 

A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical.

 

A cada nova fase, uma nova perda e um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.

Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida.

 

Até o dia em que os filhos tornam-se adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo.


O que eles precisam é ter a certeza de que estamos lá, firmes, na concordância e na divergência, no sucesso ou no fracasso, com peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.

 

Pais e mães solidários criam filhos para serem livres. Esse é nosso maior desafio e principal missão.

 

Ao aprendermos a ser "desnecessários", nos transformamos em portos seguros para quando eles decidirem atracar. 

 

Solange Rolla.

 Psicoterapeuta

 

Repassando: www.drluiz.com

 

 

 

 

UMA REFLEXÃO SOBRE A SABEDORIA

    Sabedoria Muitas vezes, no intuito de ensinar, alguns instrutores vendem ensinamentos de outros - sejam esses ensinamentos adquiri...