O LEGADO DE FREUD
O
psicanalista Sigmund Schlomo Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856, em um
vilarejo, de nome Freiberg, situado na Morávia, cujo território pertencia a
Alemanha.
O mesmo se formou em medicina, se especializando em neurologia, em Viena, na Áustria.
O professor Freud, como denominavam seus seguidores e discípulos, depois de muitas experiências em busca da cura das doenças neurológicas e psiquiátricas, o mesmo observou que seus doentes não sofriam apenas de sintomas fisiológicos, mas que também padeciam do sintoma da alma.
É o que conhecemos hoje como sintomas psicossomáticos, a exemplo das ansiedades, pânicos, fobias e diversas queixas neuróticas que perturbam a alma e adoece o corpo, podendo manifestar estresse, depressão ou até mesmo o suicídio.
Durante todas suas experiências, passagem por diversos métodos psicoterápicos, como o uso de hipnose, Sigmund Freud resolveu priorizar pela investigação do inconsciente e tornar seu principal objeto de estudo, onde fez desse caminho, diversos experimentos clínicos com seus próprios analisantes.
Chegando à conclusão que a neurose seria um grande obstáculo e sofrimento das pessoas para encontrar respostas das dores que, muitas vezes, não eram dores físicas, mas sim, dores provenientes da sua própria alma.
Depois dessas conclusões psicanalíticas, Freud começou a perceber que à repressão, os padrões originalmente de famílias autoritárias da sua época poderiam influenciar logo cedo no comportamento da criança e mais tarde viriam desencadear perturbações psíquicas de natureza inconsciente.
A partir dessas investigações profundamente detalhadas acerca do inconsciente, Sigmund Freud, abandona a medicina, a hipnose e cria a Psicanálise, passando atender clientes que sofriam exclusivamente da subjetividade, do que estaria reprimido, recalcado no inconsciente, ou seja, o que os faziam sofrer da alma e não melhorava com os remédios psiquiátricos.
Esses pacientes eram convidados ao seu consultório para falar das suas angústias, os sentimentos e experiências.
*Conrado
Matos é Psicanalista, Poeta, Escritor e Professor.
Fonte de Consulta e publicação:
Tribuna
da Bahia, Salvador
15/05/2023 06:55
626
dias, 1 hora e 36 minutos